Eletiva:
A eletiva é uma das metodologias do Programa Ensino Integral utilizada pelos professores das diferentes áreas do conhecimento, que em conjunto, integram competências e habilidades e diversificam sua apresentação aos alunos, com objetivo de aprofundar, enriquecer e ampliar estudos relativos aos conteúdos das áreas de conhecimento contempladas.
Os objetivos são possibilitar aos alunos a oportunidade de enriquecer seu próprio currículo, ampliar, diversificar, aprofundar conceitos, procedimentos ou temáticas de uma disciplina ou área de conhecimento; desenvolver estudos de acordo com os seus interesses relacionados aos seus Projetos de Vida e/ou da comunidade a que pertencem; favorecer a aquisição de competências específicas para a continuidade dos estudos e para o mundo do trabalho.
Responsáveis:
-
O PCG (Professor Coordenador Geral);
-
Os Professores nas disciplinas.
Clubes Juvenis:
O Clube Juvenil é um espaço dedicado ao jovem para que ele possa desenvolver suas capacidades, comoautonomia, liderança, trabalho em equipe entre outras.
São duas aulas semanais em que os alunos se reunem nas salas de aula ou em outros espaços para trabalharem por seu clube. Essas aulas são totalmente sem presença nenhuma dos professores, pois os mesmos estão em reunião durante esse período.
Os clubes são formados de acordo com os interesses em comum dos alunos. Um presidente é responsável por coordenar e liderar o seu clube, garantindo que seja feito um trabalho de qualidade para ser apresentado na Culminância no final de cada semestre.
Este site foi desenvolvido em um clube juvenil, Media Link Incorporated, presidido pelo Estudante Luiz Carlos Maia Neto.
Projeto de Vida:
O projeto de vida é a "espinha dorsal" da escola. Nele são baseadas ações a serem tomadas na vida acadêmica de cada aluno. Isso permite um trabalho pessoal e mais eficiente, deixando de ser um sistema apenas de aulas e notas, para ser um apoio a realização dos sonhos e objetivos dos alunos.
Seu início acontece no primeiro dia de aula, no acolhimento, quando os acolhedores através de dinâmicas dão início ao P.V.
Além de ser um fundamento, o Projeto de Vida se torna aulas ministradas por profesores preparados para liderar atividades que buscarão através de valores apoiar os alunos em sua bsuca da realização pessoal. Nas aulas semanais e dispostas junto ao currículo comum, os alunos têm contato com seu P.V. pessoal e trabalharão para garantir que ele seja concreto.
Orientação de Estudo:
Estas aulas têm como objetivo auxiliar os alunos em relação a suas técnicas e habilidadedes de estudo. Nas aulas os alunos aprendem técnicas para facilitar sua forma de estudo individual e em grupo.
Um apoio a matérias com dificuldades também é dado nestas aulas semanais.
Preparação Acadêmica:
O objetivo desta disciplina é ajudar o estudante a realizar o sonho de dar continuidade aos seus estudos após o Ensino Médio, orientando-o a tomar decisões conscientes em processos de escolha, ingresso e permanência em um curso de Educação Superior.
No ambiente acadêmico, ele será estimulado a se desenvolver como cidadão autônomo, solidário e competente. Conhecerá e participará de trabalhos de pesquisa e investigação científica, visando ampliar o entendimento do ser humano e do meio em que vive, buscará soluções para os problemas do mundo contemporâneo, em particular os nacionais e regionais, e irá colaborar para o
desenvolvimento da ciência, da tecnologia e da criação e difusão da cultura.
Como universitário, participará do desenvolvimento do país, contribuindo para o enfrentamento dos grandes desafios sociais e econômicos da sociedade brasileira. Seu compromisso social, portanto, será proporcional ao nível de conhecimento e informação que terá oportunidade de acessar.
Mundo do trabalho:
O material apresenta sugestões de dinâmicas, estudos em grupo e reflexões individuais, além de referências de especialistas em recursos humanos. As atividades propostas buscam desenvolver no jovem um conjunto de competências essenciais ao exercício de qualquer profissão.
Trazem igualmente uma visão ampliada do trabalho, como oportunidade de realização pessoal, participação cidadã e contribuição para o desenvolvimento social
As unidades de estudo, além de dialogar com os conteúdos curricular do Ensino Médio, têm como objetivo comum desenvolver no aluno a capacidade de viabilizar sonhos e planejar seu futuro com visão de responsabilidade socioeconômica e ambiental para consigo e socialmente.